Será que vale a pena instalar uma Telhado de vidro na sua residência ou em outros ambientes?

Características

Já pensou em trocar o telhado tradicional por um telhado de vidro? Uma das maiores tendências no mercado de construção civil, o teto transparente dá ao imóvel um visual muito mais moderno e chamativo, valorizando bastante a residência.

Telhado de Vidro: Quais os benefícios?

Mas na hora de deixar de lado as telhas convencionais, que impossibilitam visualizar a parte externa da casa totalmente, aumentando a sensação de privacidade, muitas pessoas relutam e ficam em dúvida.

Será que compensa fazer essa mudança? Quais as vantagens do telhado de vidro? Veja as respostas para essas e outras perguntas nos tópicos a seguir.

 

O que é telhado de vidro?

Construído com telhas de vidro laminado ou laminado e temperado, que apresentam grande resistência e durabilidade, o teto transparente substitui a cobertura comum, feita de tijolos, que é utilizada na maioria dos imóveis. Vale lembrar que sempre é preciso pensar nos projetos para telhados afim de pensar na inclinação e também em todos os detalhes.

Na maior parte dos casos, os acabamentos do telhado de vidro são feitos com peças de inox, esquadrias de aço ou esquadrias de alumínio e estrutura de madeira, resultando em uma aparência mais leve e elegante, ideal para as pessoas apaixonadas por uma decoração moderna e inovadora.

Os telhados de vidro podem ser instalados em toda a extensão do imóvel, mas há também a possibilidade de usá-los em apenas algumas partes, como sob garagens, áreas de piscinas, coberturas e varandas. Outro espaço que costuma receber esse teto é o jardim de inverno.

Quais os benefícios de ter um telhado de vidro?

A lista de benefícios é bastante ampla, a começar pela economia de energia que ele proporciona, pois favorece a iluminação natural, permitindo deixar as lâmpadas desligadas por mais tempo. E a boa notícia é que os materiais usados nesse teto trazem proteção contra raios solares.

A cobertura de vidro também proporciona uma visão incrível do céu. Para quem adora observar as estrelas e outros astros, esse teto permite fazer as observações do céu sentado no sofá da sala ou até mesmo deitado em sua cama. O mesmo vale para as pessoas que gostam de apreciar a chuva caindo no teto.

Outras vantagens do telhado de vidro são:

• Sensação de ampliação do espaço, graças ao efeito
• Causado pelo vidro.
• Rapidez e facilidade de instalação do material.
• Baixo custo de manutenção.
• Ótima opção para quem tem plantas em casa.

Onde posso usar as coberturas?

Garagem na entrada da casa: Acabar com a luminosidade na entrada da sua casa não é nada legal né? A cobertura de vidro te protege da chuva e ainda garante a luminosidade para sua fachada.

Ambiente interno: É ecológico, bonito e interessante. Você pode usar a luz do sol para iluminar uma parte interna da casa, é só fazer o teto deste local em vidros! Além do que a vista que você vai ter do céu de dentro de casa será incrível.

 

 

Área externa: Quer usar uma área externa de sua casa mesmo em dias de chuva? Coberturas de vidro! Você vai garantir a luminosidade natural não perderá a vista do céu e para não se tornar uma estufa existem as películas de proteção solar.

 

Vidros utilizados

Vidro laminado: esse tipo de vidro oferece uma maior resistência e durabilidade aos agentes externos, ou seja, nem os raios solares e as chuvas degradam o material. O vidro consiste na fusão de duas chapas de vidro com película PVB entre esses vidros. O PVB barra 99,6% dos raios UV e conta com uma eficiente barreira acústica, grande diferencial em dias de chuva.

Vidro laminado e temperado: essa opção de vidro é ideal para ambientes amplos ou ao ar livre, podendo ser utilizado em varandas ou coberturas de grandes edificações, por ter 5 vezes mais resistência em comparação a um vidro laminado de vidros comum. Esse vidro possui as mesmas vantagem ao vidro laminado comum em relação aos raios UV e conforto acústico.

VIDRO TEMPERADO

Composição dos vidros para telhado

Os vidros laminados podem usar em sua composição um os mais dos vidros abaixo.

Vidro aramado: vidro usado em obras mais antigas, esse vidro não tem controle solar, controle UV

Vidro aramado: o vidro aramado também é um vidro indicado para cobertura, pois é considerado um vidro de segurança por possuir uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. Esse vidro tem caído em desuso devido a malha de aça que prejudica a visão.

Vidro laminado incolor: ótima luminosidade, filtra 99,6 dos raios solares (UV). Ideal para ambientes onde queira apenas fazer a cobertura do lugar sem precisar de ter controle térmico.

VIDRO ARAMADO

Vidro laminado incolor com PVB opaco

Como o próprio nome já diz, é um vidro mais fosco, ideal para quem procura privacidade no ambiente. Funciona como o vidro laminado incolor, porém tira a visibilidade. Ideal para quem quer fazer uma cobertura onde necessite de privacidade ou para lugares onde seja difícil ser feita limpeza do vidro, já por o mesmo ser opaco, esconde mais a sujeira.

Vidro laminado refletivo ou de controle solar (térmico):

O vidro de controle solar permite a passagem da luz solar enquanto reflete uma grande parte do calor do sol. O vidro de controle solar otimiza a transmissão de luz, o controle solar e o alto desempenho térmico. O vidro de controle solar é ideal para maximizar a luz natural do dia e refletir o máximo de calor solar para longe do vidro. O espaço interno permanece brilhante e muito mais frio do que se o vidro comum fosse usado.  Durante o dia gera privacidade, contudo a noite quando o ambiente externo é mais escuro que o interno perde-se essa propriedade.

Vidro laminado low-e

Vidros low-e (do inglês, low emissivity) são aqueles que apresentam, em uma de suas faces, um revestimento extrafino de metais e óxidos metálicos que proporciona baixa emissividade de calor. Invisíveis a olho nu, essas partículas nanométricas absorvem raios infravermelhos, permitindo controlar tanto o ganho quanto a perda térmica. Esse vidro não tem a característica de ser espelhado, gerando um ambiente mais clean.

Vidro laminado autolimpante

Para a produção do autolimpante, o vidro recebe uma película com uma camada com partículas de dióxido de titânio (TiO2). A camada de cobertura age de duas formas: na primeira, quebra as moléculas orgânicas; e, na segunda, elimina a poeira inorgânica. A quebra das moléculas orgânicas é feita por meio do processo chamado fotocatalítico. Os raios ultravioleta reagem com a cobertura de dióxido de titânio do vidro autolimpante e desintegram as moléculas à base de carbono, eliminando totalmente a poeira orgânica. A segunda parte do processo acontece quando a chuva ou um jato d’água atingem o vidro. Como é um produto hidrofílico (que absorve bem a água), ao invés de formar gotículas, como nos vidros normais, a água se espalha igualmente por toda superfície do vidro autolimpante, levando com ela toda a poeira. Em comparação com os vidros normais, a água também seca muito mais rapidamente e não deixa aquelas tradicionais manchas.

Claraboia transitável

Sim, é isso mesmo! Neste tipo de instalação o piso inferior, ganhou luminosidade com uma cobertura de vidros transitáveis, o que possibilitou criar um novo ambiente interno no piso de baixo e transferiu a área aberta para o piso de cima. O piso de vidros garantiu que o ambiente inferior não se perdesse a iluminação natural.

Cobertura fixa de vidro

Os vidros indicados para uma cobertura são os laminados ou laminados-temperados, pois como laminação é feita a partir de dois vidros em caso de quebra um dos dois permanece fixo no lugar não deixando estilhaços se soltarem da cobertura e em caso de quebra dupla dos vidros a resina interna ainda assim garante que eles permaneçam ligados a estrutura metálica mesmo quebrados.

As estruturas podem ser de perfis de aço, perfis de alumínio, perfil de inox ou híbridas já junção de diversos tipos de materiais.

TELHADO DE VIDRO COM ESTRUTURA DE INOX

Cobertura retrátil

A Jet Glass instala telhados de vidro com automatização podendo abri-los pelo celular de qualquer lugar no planeta. Também a opção de instalar sensores de vento e pluviométricos que abrem e fecham o telhado automaticamente.

Ter a sua área externa coberta por vidros é muito confortável, protege da chuva, e também pode proteger do calor e dos raios ultravioletas com nossas películas de vidro.

Mas as vezes tudo o que você quer é deixar o vento entrar e sentir o sol na pele? Com a cobertura retrátil de vidro automatizada isso fica simples, apertando um botão você abre e fecha sua cobertura. A cobertura retrátil também pode ser interna, assim, você pode transformar aquele ambiente fechado em aberto em dias de sol e proteger sua casa da água em dias de chuva.

O que é necessário para construir uma cobertura retrátil?

Caso o ambiente já esteja pronto, só há necessidade de que haja espaço para sustentar a estrutura da cobertura retrátil com a automação, isso será avaliado por nossa equipe de técnicos ao visitar sua obra ou também é possível fazer uma análise prévia com fotos do local. Se o ambiente ainda será construído, o ideal é que o projeto seja discutido entre os construtores ou arquitetos e a nossa equipe de técnicos, alinhando os detalhes do projeto para chegar ao melhor resultado possível na construção da cobertura de vidro retrátil.

Estrutura da Cobertura de Vidros Retrátil: a cobertura de vidro retrátil é composta basicamente por estrutura metálica que pode contar com os mais diversos acabamentos e pinturas, trilhos para a cobertura, o motor ou motores para automação, e claro, os vidros.

Vantagens de ter uma Cobertura Retrátil de Vidro: as vantagens de ter uma Cobertura de Vidros Automática são muitas, entre as principais está a utilização de vidros ao invés de outros materiais como o policarbonato. O vidro é um material de maior resistência mecânica, mais seguro, pois com vidros laminados ou laminados-temperados a chance de algum objeto transpassar a cobertura é mínima, já que são feitos para mesmo em caso de quebra permanecerem no local.

Outra vantagem do vidro é que você pode manter a privacidade, utilizando películas refletivas que diminuem o calor e ainda barram a visão externa, sem impedir que quem esteja embaixo da cobertura veja o lado de fora.

A durabilidade da Cobertura de Vidros Retrátil Automática também é incontestável, já que sua estrutura metálica conta com revestimento e pintura que duram por muitos anos mesmo expostos ao tempo e o sistema de automatização, que é muito parecido com o de portões automatizados, no máximo exigirá manutenções simples e esporádicas com o passar dos anos.

PERGOLADO DE MADEIRA COM VIDRO LAMINADO REFLETIVO BRONZE

Cobertura pergolado de madeira

A cobertura de vidro para pergolado tem várias vantagens. Uma delas é deixar a estrutura de madeira bem leve visualmente, com pouca interferência visual no resultado final.

Além disso, a chapa plana, como também é conhecida por ser fina e reta, geralmente dura para sempre, desde que haja manutenção. Em relação ao preço, então, essa grande durabilidade é uma vantagem bastante significativa, já que é a cobertura para pergolado mais cara encontrada no mercado.

Outra vantagem é que também é fácil de encontrar empresas para venda e instalação da cobertura de vidro.

A questão é que não é só comprar, instalar o vidro e deixar lá e deixar toda vida. É muito importante fazer a manutenção.

• Cobertura pergolado de concreto
• Marquise de vidro
• Toldo com mão francesa
• Toldo com tirante de aço
• Toldo com tirante inox

Vidro laminado

Esse tipo de vidro oferece uma maior resistência e durabilidade aos agentes externos, ou seja, nem os raios solares e as chuvas degradam o material. O vidro consiste na fusão de duas chapas de vidro com película PVB entre esses vidros. O PVB barra 99,6% dos raios UV e conta com uma eficiente barreira acústica, grande diferencial em dias de chuva.